A passagem de Mercúrio em frente ao Sol a 7 de Maio de 2003

Portuguese versionInformação aos professores e estudantes

A passagem de Mercúrio em frente ao Sol a 7 de Maio de 2003

Mercúrio em frente do Sol em 1999

Mercúrio em frente do Sol observado pela TRACE em 1999

A 7 de Maio de 2003, o planeta Mercúrio passará em frente ao Sol como um pequeno ponto escuro. Isto será uma espécie de eclipse do Sol não causado pela Lua mas causado por um planeta.

Órbita de Mercúrio sobre o Sol a 7 de Maio de 2003

Órbita de Mercúrio sobre o Sol a 7 de Maio de 2003.

A observação mostrará a passagem de Mercúrio pelo disco do Sol mas será muito difícil de observar: o disco de Mercúrio é muito pequeno e é necessário um potente telescópio para fazer uma observação. Note também que uma observação do Sol é perigosa sem um a protecção específica. Só a projecção da imagem do Sol será segura.

O Indistinto disco de Mercúrio sobre o disco do Sol

O Indistinto disco de Mercúrio sobre o disco do Sol.

Porque esta observação é dificil de fazer, recomendamos observar o acontecimento através das páginas web ligadas a telescópios potentes em tempo real. Os sitios que se propõem são os seguintes:

http://www.eso.org/public/outreach/eduoff/vt-2004/mt-2003/mt-display.html

http://bass2000.obspm.fr/sites/mt2003/mt2003.php

http://soho.nascom.nasa.gov/soc/mercury2003/

Orbits of Mercury and the Earth around the Sun

Orbits of Mercury and the Earth around the Sun.

A órbita do planeta Mercúrio em torno do Sol é interior à órbita da Terra: cada 3 meses, Mercúrio passa entre a Terra e o Sol. Contudo, nós não vemos a passagem no disco do Sol em cada uma delas, por causa da inclinação do plano das órbitas de Mercúrio e da Terra. A passagem ocorre só quando o Sol, Mercúrio e a Terra estão próximo da mesma linha: isso ocorrerá a 7 de Maio de 2003.

A passagem de Mercúrio será visível na zona V

A passagem de Mercúrio será visível na zona V.

Esta observação será possível da Europa até à Ásia: contacte o seu observatório astronómico mais próximo, centros de ciência ou clubs de amadores, perguntando-lhes a possibilidade de participar numa opbservação pública deste acontecimento.

Por que é este acontecimemento tão importante?

Porque no próximo ano a 8 de Junho de 2004, o planeta Vénus passará em frente ao Sol e será muito fácil observá-lo. A observação da passagem de Vénus é muito mais rara ( duas vezes em cada 120 anos: hoje em dia, ninguém que esteja vivo, viu a passagem de Vénus) e permitiu no passado medir o Universo. Propomos-lhe, no próximo ano, participar nesta medição do tempo da passagem de Vénus. Nós vamos organizar uma rede, aberta a observadores das escolas secundárias, astrónomos amadores,... e encorajámo-lo a juntar-se a nós neste este projecto. Mais informação em :

http://www.eso.org/public/outreach/eduoff/vt-2004/

http://www.imcce.fr/vt2004/

http://www.obspm.fr